Comparativo entre a Honda XRE 300 e a Yamaha Lander 250

Fórum sobre outras motos, novidades, notícias relacionadas
Guto_GO
Moderador
Moderador
Moto: XRE Preta 2011

Comparativo entre a Honda XRE 300 e a Yamaha Lander 250

Mensagem por Guto_GO » 19 Ago 2019 22:13

Comparativo entre a Honda XRE 300
e a Yamaha Lander 250

O teste revela mais semelhanças do que diferenças

Imagem

As duas motos estão em um segmento dos mais importantes do mercado brasileiro e representam, juntas, quase 4% das vendas de motocicletas no Brasil. Ambas representam um degrau natural para quem sai da base do mercado (motos até 160 cm³) e busca mais versatilidade para uso urbano, viagens e até para encarar alguma aventura off-road. As duas têm motores monocilíndricos, DOHC, quatro tempos, arrefecido a ar, acoplados a câmbios de 5 velocidades. Tantas semelhanças levam as trail Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250 a protagonizar atualmente uma disputa intensa por consumidores. A Yamaha mantém desempenho de mercado melhor e vem ganhando espaço no segmento em 2019. Os mesmos consumidores são disputados também por modelos como Royal Enfield Himalayan, BMW G 310 GS e Kawasaki Versys-X 300, apesar de estarem em patamar superior.

Imagem
Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250

Nos números de torque, a XRE 300 entrega 2,7 kgfm com gasolina e 2,8 kgfm com etanol a 6 mil rpm, enquanto a Lander 250 oferece 2,1 kgfm, a gasolina ou etanol, a 6.500 rpm. Já na potência, a moto da Honda atinge 25,4 cavalos com gasolina e 25,6 cavalos com etanol a 7.500 rpm, enquanto a da Yamaha fica em 20,7 cavalos com gasolina e 20,9 cavalos com etanol a 8 mil rpm. Para a realização desse comparativo, Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250 foram colocadas para percorrerem juntas um circuito misto e por diferentes pilotos. Até preocupação e buscar grandes diferenças, mas foram tantas semelhanças nos resultados de desempenho e na opinião dos pilotos sobre cada uma que causa surpresa. Mesmo o consumo ficou muito parecido no comparativo e pode ser considerado bom para as duas motos. É claro que cada uma delas tem algo a ser destacado em relação à outra, como por exemplo, o conjunto de suspensões e o conforto da Honda XRE 300 se destacam frente à concorrente, no entanto, a agilidade do conjunto ciclístico da Lander 250 faz diferença. Por outro lado, o excesso de vibração na Yamaha e a exigência de mais giro no motor para manter a XRE 300 esperta são igualmente perceptíveis. Muitos dados técnicos se equivalem, colocando-as como duas boas opções, apesar da diferença de quase R$ 1 mil no preço - a Honda XRE 300 custa R$ 18.806 e a Yamaha Lander 250 sai por R$ 17.830.

Impressões ao pilotar: Uma e outra

O teste comparativo percorreu quase seiscentos quilômetros, nos quais cerca de 170 quilômetros foram percorridos no off-road. Na cidade, é sensível o maior conforto da XRE 300 em função do banco mais macio, das suspensões com mais curso e da altura do banco menor. A Lander 250 se mostra mais esperta nas manobras lentas e em baixas rotações, além de menor consumo de combustível. A pequena diferença de potência é percebida na estrada, onde a XRE 300 cresce mais rápido e sustenta melhor as velocidades altas. Na Lander, em alta rotação e velocidade mais alta, a vibração excessiva incomoda um pouco. Dá a impressão que falta uma sexta marcha. No off-road, o modelo da Honda salta na frente. A nova geração da XRE 300 parece ter sido feita para esse ambiente, ela até facilita o trabalho para pilotos sem afinidade com o assunto. A falta de torque em baixas rotações aqui também prejudica um pouco o trabalho, exigindo mais trocas de marcha em subidas e retomadas. No caso do modelo da Yamaha, os doze anos de mercado da Lander 250 nunca deixaram dúvida de que ela sempre foi mais “off” do que “on” road. E sua vocação se confirma na geração 2019, que oferece desempenho irretocável e ainda com a grande vantagem de não ter o ABS na roda traseira – o ideal seria ter, mas ser possível desligá-lo.

Imagem
Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250

Levar um na garupa não é o cenário ideal nesse tipo de moto, entretanto, levar na XRE 300 é melhor do que na Lander 250, seja pelos poucos cavalos a mais ou pelo banco mais macio e confortável. Já em termos de consumo, a Lander se saiu ligeiramente melhor. A moto da Yamaha cravou uma média de 31,7 km/l, ante 30,1 km/l no modelo da Honda. A Honda pesa cinco quilos a mais: 148 quilos ante 143 quilos de peso seco. No aspecto estilo, é inegável, a XRE 300 melhorou muito seu visual na nova geração, ao diminuir o bico que lembrava o de um mosquito da dengue, no entanto, ele continua lá. A Yamaha quis imitar a rival e tirou a identidade da Lander como uma trail “raiz”, adotando também o para-lama baixo e o inútil bico projetado. Se tirarem os emblemas, dá até para confundir uma moto com a outra. Em termos de tecnologia, a iluminação full-led, as rodas e a balança de alumínio colocam a XRE 300 um passo adiante. A Yamaha optou por manter custo baixo com uma moto ainda competitiva, mas que fica atrás da rival. Em relação ao painel, a semelhança é grande, contudo, a Lander traz um hodômetro parcial a mais, além dos indicadores de consumo médio e instantâneo. Há vários detalhes positivos ou negativos em uma e noutra moto. As duas têm suas diferenças, porém, ambas entregam desempenho praticamente igual. Até as diferenças mais importantes não são tão sensíveis no uso prático do dia a dia.

Fonte: https://www.correiodoestado.com.br/corr ... 50/358870/
Guto_GO
Goiânia - Goiás

sascencio
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 300 Adventure 2019

Re: Comparativo entre a Honda XRE 300 e a Yamaha Lander 250

Mensagem por sascencio » 20 Ago 2019 09:44

Existem vários erros nessa matéria, erros de redação e de opinião...

A começar pelo preço. Esse preço de tabela não vale nada, o que interessa é o preço praticado nas cc's. Aí a diferença vai para a casa dos 2 a 3K.

Não acho que a XRE tenha baixo torque em baixas rotações, só se estiver em 4 ou 5ª marcha a 30 km/h e der motor.

Em relação ao painel, a XRE e não a Lander tem informações a mais.

Na minha opinião, pelo pacote oferecido pela XRE, mesmo com a diferença de até 3K, vale a pena a compra da XRE. Balança, rodas, ABS, led, conforto, são itens que valem a pena.

Tanto é que pesquisei bastante antes e comprei a XRE Adventure 2019 em junho. Estou satisfeito com a compra e curtindo a motoca... rsrsrs...
*** se tem 2 rodas, tô dentro !!! moto e bike (mtb, speed, cicloturismo)... *********

The Cult
Amador
Amador
Moto: Honda XRE

Mensagem por The Cult » 20 Ago 2019 15:32

.
Os preços que a imprensa divulgam SEMPRE FORAM diferentes dos preços praticados nas ccs

Eu sei disso, ele sabe, vc sabe, se for em Marte e perguntar a qualquer "verdinho" por lá, ele tb vai saber disso.... enfim o universo todo sabe disso, e os jornalistas, todos medrosos com a personalidade fraca, não tem CORAGEM de esmiuçar esse assunto DE FORMA CONTUNDENTE (muito raramente falam, mas sempre de forma superficial)

Vou mais além:
Essa postura de fazer vista grossa para esse fato, COMPROVA que a imparcialidade não é total por parte de repórteres, revistas, jornais, sites e etc....

Fator preço é primordial na escolha, e SEMPRE desdenham disso

Lastimável, o profissional não vai até onde deveria por motivos obscuros

.
Vamos Com Tudo Rumo a Eternidade
;) ;) ;)

BENEVAL S. BANDEIRA
Iniciante
Iniciante
Moto: XRE 300 RALLY 2017 "A Braba"

Mensagem por BENEVAL S. BANDEIRA » 20 Ago 2019 20:08

Boa noite. Discordo também, que a XRE 300 é fraca de torque,em baixa rotação. A braba tem ótimo torque nas arrancadas,e, na 2ª marcha,ela vaia para cima. Quanto aos preços das CC's ...... Ninguém merece!!!!

Guto_GO
Moderador
Moderador

Mensagem por Guto_GO » 20 Ago 2019 20:47

Pior parte é a de colocar na mesma categoria, XRE, Lander e Himalayan?! Nada a ver... Versys 300 no off? Nem pensar...
Guto_GO
Goiânia - Goiás

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Moto: XRE 300 Vinho 10/11
Contato:

Mensagem por erictostes » 21 Ago 2019 23:02

As revistas nunca bateram de frente com a honda.

Ridicula a posicao da DuasRodas por nunca terem feito um teste de longa duracao em uma XRE. Soh na Tenere fizeram duas vezes
Abraços, Tostes.

Site de especificações de todos os modelos de motos existentes
http://www.motorcyclespecs.co.za

Live to Ride. Ride to Live.
Imagem
Imagem

The Cult
Amador
Amador
Moto: Honda XRE

Mensagem por The Cult » 22 Ago 2019 01:02

Falou tudo !!!!
Vamos Com Tudo Rumo a Eternidade
;) ;) ;)

James Parra
Kamen Rider
Kamen Rider
Moto: Lander X trilheira, DRz 400

Mensagem por James Parra » 30 Ago 2019 12:14

Guto_GO escreveu:
20 Ago 2019 20:47
Pior parte é a de colocar na mesma categoria, XRE, Lander e Himalayan?! Nada a ver... Versys 300 no off? Nem pensar...
Nossa. Então vou ter que contar pro meu amigo Wit, que ele não deveria andar no off com a Versys 300! :lol: :lol: :lol:
https://www.youtube.com/watch?v=enQXnqbGJC0

Quem faz a moto é o piloto!

Olha o canal do cara:
https://www.youtube.com/channel/UCBRqlU ... aFCJNDUsjg
1º, 2º, 3º e 4º ENX MG EU FUI! 8-)
1º e unico EEX ES Irupi EU FUI! 8-)
3º ENX Pirenópolis EU FUI! 8-)
4º ENX Ibiuna EU FUI! 8-)
6º ENX Canastra EU FUI! 8-)
7º ENX Jaciara EU FUI! :D
9º ENX Cabo frio: EU VOOOOU! 8-)

sascencio
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 300 Adventure 2019

Mensagem por sascencio » 30 Ago 2019 13:31

Dá para fazer off até de Bis... rsrsrs... Só que vai judiar da motinha, não foi feita para isso...

Nem a XRE foi feita para off pesado, no máximo uns roles na terra. Ela não sai de fábrica pronta para isso, faltariam pneus off puros, suspensão calibrada, quadro, etc...

Eu uso a minha na terra às vezes, mas na boa, trilha leve e estradão...
*** se tem 2 rodas, tô dentro !!! moto e bike (mtb, speed, cicloturismo)... *********

Guto_GO
Moderador
Moderador

Mensagem por Guto_GO » 06 Set 2019 18:24

James Parra escreveu:
30 Ago 2019 12:14
Guto_GO escreveu:
20 Ago 2019 20:47
Nossa. Então vou ter que contar pro meu amigo Wit, que ele não deveria andar no off com a Versys 300! :lol: :lol: :lol:
https://www.youtube.com/watch?v=enQXnqbGJC0

Quem faz a moto é o piloto!

Olha o canal do cara:
https://www.youtube.com/channel/UCBRqlU ... aFCJNDUsjg
Hehehe... Até o Luis fez serra da canastra de Yamaha 1200... hehehe mas o resultado, todos sabemos... PT... Mas realmente quem faz a moto é o "peloto". kkkkk
Guto_GO
Goiânia - Goiás

Responder