Problemas para conectar ? Limpe os cookies
No Google Chrome use Control+Shif+Del, selecione Cookies e outros dados.. e clique Limpar dados de navegação

---
Caso queira limpar apenas os cookies do xreonline no Chrome digite chrome://settings/cookies na barra de endereço, em pesquisar cookies digite xreonline e apague os resultados que aparecer.

Nova XRE 190

Fórum sobre outras motos, novidades, notícias relacionadas
Robson-PB
Profissional
Profissional
Moto: XRE 2016 Rally

Re: Nova XRE 190

Mensagem por Robson-PB » 20 Abr 2017 19:17

O T_teles comentou em outro post se a XRE 190 dele tinha herdado o problema do apagão que acompanhou a XRE 300 durante muito tempo. Eu estranhei pois que tenho a mesma opinião que a sua. A XRE 190 foi derivada da BROS que é uma excelente moto e que eu saiba, não tinha este problema de apagão (com a moto em funcionamento. A minha 2009 KS às vezes tinha dificuldade de pegar). Acredito que no caso dele tenha sido mera coincidência.
E na Bros este problema do barulho na dianteira (o ruido vinha da mesa de direção) tinha com frequência. Se na época eu tivesse conhecido seus conselho de como minimizar o problema, eu teria seguido.

:D :) ;) :D :D :D
"O único medo que eu tenho de Moto é ter medo de andar de moto"

t_teles
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE190

Mensagem por t_teles » 21 Abr 2017 00:40

Obrigado pelas respostas. Na verdade, agora que vi que esqueci de me apresentar, me chamo Tarcísio Teles (daí o nome de usuário).

Nilson, tudo de boa com a moto, valeu. O barulhinho na frente, q parece ser na mesa ou coluna, só apareceu qdo precisei descer uma guia de calçada mais baixa. Fora isso, não escuto.

O barulho do motor, realmente estranhei, um som aparentemente mais "seco", entre 5 e 6k rpm. Não parece ser válvula. Li relatos de alguma pessoas que reclamaram na revisão e resolveram. Qdo levei na de 1k, disseram que a moto precisaria ficar até 3dd úteis lá, pra fazer teste de rodagem e verificarem. Só pegam a moto pra isso segundas e quartas.

Como não tô podendo fazer isso agora, continuo no uso normal, de olho no óleo e etc. O barulho é meio estranho, mas parece ser característico do motor mesmo. A moto é o que eu esperava em termos de conforto, e ciclística. Eu havia andado nela num curso de pilotagem que fiz em 03/03.

O consumo tá bom, até pensei que fosse ser um pouco maior, mas tô fazendo entre 40 e 42 km/l.

Sobre peças, valeu a dica. Imaginei que seriam iguais às da Bros. A Honda não daria um tiro no pé desses de ter q fabricar um bocado de peças novas.

Na questão da suspensão, não sei se teria como alterar o volume de fluido nas bengalas. Tem garantia até MAR/2019 e provavelmente na revisão vai ser difícil aumentarem a quantidade se eu pedir, pq vai ser "fora da especificação do fabricante", vamos ver.

Valeu a atenção pessoal, obrigado.

P.S.: o óleo de motor, não dá somente 1 L nem a pau. Saiu zero da concessionária com nível de óleo no mínimo, depois da revisão de 1k km, mesma coisa! Precisei completar nas duas vezes, e pelo visto eles só "podem" adicionar 1L pq é o que diz o manual...

t_teles
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE190

Mensagem por t_teles » 21 Abr 2017 17:27

Robson-PB escreveu:
20 Abr 2017 19:17
(...) Acredito que no caso dele tenha sido mera coincidência. (...)
Robson, tô começando a duvidar bastante de ser coincidência. Ontem à noite, a moto apagou de novo, em uso normal, já aquecida, etc.

Estava parado num semáforo (tinha andado uns 9km já, de boa), saí, entrei na rua à esquerda. Depois ia fazer outra conversão à direita. Estava com a embreagem puxada, 2a marcha, uns 25 km/h, e a moto apagou de novo...

Isso me preocupa, e bastante. Num vídeo que vi no YouTube, salvo engano o cara comenta que ou a moto dele apagou, em alta, na BR, ou foi alguém que já contou isso a ele.

Robson-PB
Profissional
Profissional
Moto: XRE 2016 Rally

Mensagem por Robson-PB » 21 Abr 2017 23:39

No caso da minha XRE este apagão está associado a combustível. Se eu usar gasolina aditivada da BR começa a ocorrer com bastante frequência os apagões. Usando gasolina comum, ocorre com raridade.
Tente seguir a recomendação do Manual que sugere o uso de gasolina comum de boa qualidade. Se o problema persistir após uns 2 tanques, acione a garantia, pois é para isto que ela serve.

:D :) ;) ;) ;) ;)
"O único medo que eu tenho de Moto é ter medo de andar de moto"

nilsonfilho
Profissional
Profissional
Moto: honda xre 300 flex 2013 fosca

Mensagem por nilsonfilho » 24 Abr 2017 16:59

Blz pessoal!
Robson e t_teles, infelizmente esse apagão está provando ser uma "característica" da xre 190 tbm. Toda moto está sujeita á umas apagadas de vez em quando, claro que muuuito raramente. No caso, a xre 190 compartilha uma característica de motor com xre 300; ambas obtiveram aumento de cilindrada, a partir das motos das quais derivam, apenas pelo aumento no diâmetro do pistão.

No caso da 300 o pistão aumentou de 73,0 mm (da tornado 250) para 79,0 mm. Já na 190 o pistão aumentou de 57,3 mm (da bros 160) para 61,0 mm. Em ambos os casos o curso do pistão é o mesmo. Essa estratégia de aumento de cilindrada faz com que o motor ganhe mais torque do que potência. E me parece exatamente por isso que as xre apagam tanto. Não imaginem que isso seja um defeito mas sim uma característica negativa desse tipo de arranjo. Normalmente as montadoras investem em tecnologia para minimizar isso.

Grandes monocilíndricas tem essa tendência de dar umas apagadas, xt 660r, tenere 660, duke 390 etc. Isso é mais evidente nas monocilíndricas injetadas, pois nas carburadas o cara apenas aumentava a aceleração no carburador e pronto (motivo pelo qual diversos probleminhas de marcha lenta eram maquiados nas carburadas). Essa apagada ocorre pela maior inércia (resistência para iniciar o movimento) do pistão nas monocilíndricas, principalmente quando o motor ainda está frio. Ok, as xres não são grandes monocilíndricas, mas como pegaram um motor e aumentaram o tamanho do pistão, mesmo compensando com mapeamentos de injeção e novos balanceiros, as vezes você tem essas pequenas falhas.

Ahh e antes que alguém comente; as yamaha 250 não fazem isso! E jamais deveriam! pois a yamaha aplica a tecnologia de baixa inércia no pistão; liga metálica mais leve e com tratamento cerâmico para reduzir o atrito. mesmo assim as 660 ainda apagam né...
Editado pela última vez por nilsonfilho em 24 Abr 2017 17:04, em um total de 1 vez.

nilsonfilho
Profissional
Profissional

Mensagem por nilsonfilho » 24 Abr 2017 17:03

Robson-PB escreveu:
20 Abr 2017 19:17
Se na época eu tivesse conhecido seus conselho de como minimizar o problema, eu teria seguido.
Aahhh na época que descobri isso já era tarde... tava apaixonado na xre 300 :D :lol: :lol: :lol:

nilsonfilho
Profissional
Profissional

Mensagem por nilsonfilho » 24 Abr 2017 17:10

Mais uma pitaco sobre a xre 190;
observei uma característica nela que me agradou muito, por ter abs, ela possui sensor eletrônico de velocidade na roda dianteira. O sensor na roda dianteira é muito mais eficiente do que os sensores no cambio(atual tendencia do mercado); pois a medida que muda-se a relação, patinadas da roda traseira, degaste do pneu etc, aumenta-se o erro do velocímetro.

rubensvx
Fraldinha
Fraldinha
Moto: Biz 125 EX

Mensagem por rubensvx » 31 Mai 2017 16:54

Tarcísio Teles sou novo no Forum e estou bastante interessado em trocar a minha Biz 125 EX em uma XRE 190 e gostaria de saber se você esta satisfeito se o problema de apagar o motor persiste e se tem algum barulho estranho no motor que pelo que consegui de informação na internet são os maiores problemas da moto ! Se pudesse me fazer a gentileza de dar sua opinião geral sobre a moto inclusive com consumo ficaria muito agradecido.

glaubercunha
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 190 2017

Mensagem por glaubercunha » 15 Ago 2017 10:19

Bom dia povo

Meu nome é Glauber, moro em SP.

Peguei uma XRE 190 semana passada.

É minha segunda moto e meu segundo ano pilotando, sai de uma Dafra Riva 150cc.

Estou satisfeito com a potência e a patroa com o conforto.

Até o momento não tive problemas com apagões. Rodo 50km por dia

Flw galera

Davi Oliveira
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 190

Nova XRE 190

Mensagem por Davi Oliveira » 24 Ago 2017 16:46

Possuo uma XRE 190 que comprei Zero KM, a moto é muito boa, tem um conforto enorme, bem econômica e é notável sua diferença de força em relação à Bros 160. No meu ponto de vista o único defeito (se é que é um defeito) é o barulho no motor quando a moto está quente entre 4,5 e 5,5 RPM, ele estrala e parecer ter alguma peça souta ou está sem óleo, mas parece ser uma característica da moto, pois não apresentou nenhuma perda de força, o óleo não baixou e o consumo não aumentou. Há vários vídeos no youtube que mostram como é esse barulho, se você não se importar com ele, pode comprar que você não vai se arrepender. Não vou falar do visual da moto pois é questão de gosto, mas eu adoro minha moto e onde eu chego as pessoas dizer que é bonita.

Obs: Sem nenhum apagão.

Responder