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NX 150 1992 (Negona)

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JeanR
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NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por JeanR » 20 Jan 2016 17:57

Alguns aqui acompanharam minha empreitada pra reformar a NX do meu pai no tópico
http://www.xreonline.com.br/viewtopic.php?f=19&t=4501, porém resolvi criar um novo pois o resultado se distanciou do projeto. De início minha ideia era alterar as cores, grafismos e algumas carenagens, inspirando na KTM. Mas não rolou, pra fazer um serviço descente ficaria muito caro e meu pai é meio conservador, então resolvi deixá-la original mesmo.

Antes ela estava assim:

Imagem

Agora ficou assim:
Imagem

O que fiz/troquei:
- Pintura completa (chassi, carenagens, tanque e tampas do motor)
- Pastilha e patim de freio
- Caixa de direção
- Discos da embreagem
- Cachimbo da vela
- Pinhão
- Todas as juntas e anéis
- Vela de iridium
- filtro de ar
- lâmpada 60/55w Osram Nigth Breaker
- cromo ou zinco em todos os parafusos/porcas
- recuperação dos plásticos ressecados (com lixa fina, Nugett liquído e silicone gel)
- refez toda a parte elétrica

Ainda falta:
- trocar os 2 pneus
- escapamento
- trocar óleo das bengalas
- talvez filtro de ar esportivo e carburador de Titan 150

Ela ficou ótima pra andar, único problema é que continua com o motor amarrado. Pode ser que o motor esteja carbonizado (ela passava longos períodos sem trocar o óleo) e aos poucos vai limpando e saindo no óleo. Meu pai só andava na maciota com ela, não pegava rodovia, não passava de 60 km/h, não esticava as marchas, então ela ficou muito presa. Talvez eu forçando agora ela solte mais o motor.

Outra coisa que me encabula é o tal do carburador. A oficina abriu, limpou, regulou, mas eu acho que não regularam certo. Se ela está no neutro e eu abro o acelerador bem rápido, ela morre. Quando eu estou em movimento em alta rotação e fecho o acelerador bruscamente, ela dá uns estouros no escape. Seriam sintomas de mistura muito rica?

Edit:
Atualizando, segue a ficha técnica dela:

FICHA TÉCNICA

Comprimento total 2020 mm
Largura total 830 mm
Altura total 1140 mm
Distância entre eixos 1330 mm
Distância mínima do solo 275 mm
Peso seco 120 kg

Óleo do motor 1,1 litros (após a desmontagem do motor) 0,8 litros (para troca)
Tanque de combustível 8,5 litros
Reserva do tanque de combustível 1,0 litros
Óleo da suspensão dianteira 302 cm3 (para cada amortecedor)

Tipo 4 tempos, refrigerado a ar, OHC, monocilíndrico, inclinado 15° em relação à vertical.
Diâmetro x curso 62,5 x 49,5 mm
Cilindrada 151,8 cm3
Relação de compressão 9,2:1
Vela de ignição/abertura dos eletrodos NGK D8EA/ 0,6 ~ 0,7 mm
Folga das válvulas Admissão: 0,10 mm, Escape: 0,10 mm
Rotação da marcha lenta 1400 + 100 min-1 (r.p.m.)

Redução primária 3,333
Relação de Transmissão I 3,083
II 1,941
III 1,400
IV 1,130
V 0,960
Redução final 3,200

Cáster/trail 26°/104 mm
Pneu dianteiro - medida/pressão 2.75 - 21 - 45 R / 150 kPa (1,5 kg/cm2, 22 psi)
Pneu traseiro - medida/pressão 4.10 - 18 - 60 R / 150 kPa (1,5 kg/cm2, 22 psi)
Suspensão dianteira/curso Garfo telescópico hidráulico / 200 mm
Suspensão traseira/curso PRO-LINK/185 mm
Freio dianteiro - Tipo/área de frenagem Disco simples de acionamento hidráulico/ 154,7 cm2
Freio traseiro - Tipo/área de frenagem Tambor (sapatas de expansão internal)/ 103,7 cm2

Bateria 12 V - 7 AH
Sistema de ignição C.D.I.
Alternador 130 w/5.000 min-1 (r.p.m.)
Fusível 15 A
Editado pela última vez por JeanR em 10 Fev 2016 11:05, em um total de 4 vezes.
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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por Quasenada » 20 Jan 2016 18:24

show Jean, parabéns pelo resultado! torcendo pra ela dar uma laceada nesse motor, senão fica complicado pra pegar rodovia...
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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por gutierrez » 20 Jan 2016 19:25

Ficou linda, parabéns. Como é esse cromo nos parafusos? Como é que faz? Os parafusos do motor da NX aqui estão com a cabeça enferrujada, já lixei, esfreguei, passei um anti ferrugem, mas acabou voltando.
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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por JeanR » 21 Jan 2016 08:04

Valeu Quase, pois é, com ela amarrada assim não vai dar pra pegar rodovias movimentadas não. Vamos aguardar.

Gutierrez, esse cromo que fiz nos parafusos você encontra em oficinas especializadas nisso. Mandei cromar alguns e zincar outros, totalizando todos os parafusos da moto, gastei uns 100,00.

Outro sintoma que faz eu desconfiar do carbura mal regulado é que o motor está esquentando, tá esquentando minhas canelas.
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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por tiagokxuera » 21 Jan 2016 08:21

Show de bola.
Esses dias apareceu uma XRrrinha e pensei em fazer o mesmo.
Acabei desanimando por conta de uns gastos que estão por vir.
Abrass,
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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por Dio Spinassi » 21 Jan 2016 10:11

Jean, restauração é aquilo que disse: A arte da paciência! Esperou, ajeitou, cuidou, e agora está aí com ela! Parabéns pela NX! Você merece e agora cuide bem de quem te leva longe e mantenha com a família, já que foi do seu velho mesmo...Futuramente, passa pro filho sob a condição de não vender... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Quasenada escreveu:show Jean, parabéns pelo resultado! torcendo pra ela dar uma laceada nesse motor, senão fica complicado pra pegar rodovia...
Talvez o jeito é trocar o carbura pelo da Titan 150, por mais que tenha sido retificada, pode sentir o peso do tempo em usar nessa maneira. Quanto ao Filtro de Ar, fique ligeiro com ele se cumpre a função e não deixa passar impurezas fazendo o óleo baixar.
gutierrez escreveu:Ficou linda, parabéns. Como é esse cromo nos parafusos? Como é que faz? Os parafusos do motor da NX aqui estão com a cabeça enferrujada, já lixei, esfreguei, passei um anti ferrugem, mas acabou voltando.
Gutierrez, litoral é complicado por essa questão: Maresia. Que posso recomendar é comprar querosene e com uma escova (dessas de dentes mesmo) ir esfregando até chegar no resultado desejado (sem ferrugem). Porém, a prática de fazer a limpeza dos parafusos deve ser constante para evitar que a ferrugem volte (creio que você usa diariamente a mesma, o que faz com que você ter que cuidar frequentemente).
Editado pela última vez por Dio Spinassi em 21 Jan 2016 23:00, em um total de 1 vez.

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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por nelsonbad32 » 21 Jan 2016 14:35

Parabéns Jean, a motoca ficou linda, muito diferente do que estava, agora ficou fácil de acertar as demais coisas, logo ela está perfeita para rodar também.
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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por Guto_GO » 22 Jan 2016 02:31

Parabéns Jean, ficou top!!!
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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por Guisouzap » 22 Jan 2016 15:07

A moto ta top hein!!!

Só uma dúvida essa lâmpada 60/55w Osram Nigth Breaker tem uma melhor iluminação que as Philips Diamond Vision?

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Re: NX 150 1992 (Negona)

Mensagem por JeanR » 22 Jan 2016 17:12

Valeu pessoal, aos poucos ela fica 100%.

Guisouzap, não sei te falar se ela ficar melhor do que a Philips, pois nunca comparei. Posso te dizer que a iluminação é top, já usava a mesma na XRE. Clareia muito bem e não é branca, só é mais clara do que as originais.

Algumas impressões que estou tendo:
- Como eu havia dito, ela é amarrada, principalmente na 1ª que chega a 30km/h antes de cortar a 10.000rpm. A 2ª corta em 50 km/h, a 3ª em 70 km/h, a 4ª em 85 km/h e a 5ª quase não faz diferença (é muito curta igual a 1ª), sofre pra chegar a 100km/h.
- Coloquei lâmpada Osram 60/55w e ficou muito bom, achei que a moto não daria conta, mas parece que a lâmpada é ligada diretamente na bateria, pois ela não oscila com a rotação do motor.
- A marcha lenta dela estava muito acelerada, ficando em torno de 2.300rpm, baixei pra 1.400rpm conforme o manual, parece que o aquecimento do motor em movimento melhorou. Será que influencia?
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