Problemas para conectar ? Limpe os cookies
No Google Chrome use Control+Shif+Del, selecione Cookies e outros dados.. e clique Limpar dados de navegação

---
Caso queira limpar apenas os cookies do xreonline no Chrome digite chrome://settings/cookies na barra de endereço, em pesquisar cookies digite xreonline e apague os resultados que aparecer.

Cabeçote, válvulas e afins - ATENÇÃO!

Forum destinado a assuntos sobre mecânica, peças, cabeçote, bomba de combustível, tabelas, problemas e dicas no geral
Aragão Neto
Iniciante
Iniciante
Moto: XRE300 azul

Re: Cabeçote, válvulas e afins - ATENÇÃO!

Mensagem por Aragão Neto » 11 Jul 2017 19:17

e esse acionador tem regulagem ou se desgasta com o tempo mesmo:???

nilsonfilho
Amador
Amador
Moto: honda xre 300 flex 2013 fosca

Mensagem por nilsonfilho » 12 Jul 2017 06:08

Aragão Neto escreveu:
11 Jul 2017 19:17
Desgasta sim Aragão, ele aciona o tensor da corrente de comando.
Esse é o acionador da corrente de comando, ele tem uma durabilidade e funciona por mola. É o mesmo da cg, bros, titan, cb...
Imagem

Esse é o mesmo esquema do conjunto da corrente de comando da xre;
Imagem

Essas "placas" na lateral da corrente são os tensionadores da corrente.
Veja que o acionador (peça menor fora da corrente e á esquerda) trabalha empurrando a corrente de comando.

Estou vendo uma forma de fazer o reparo do acionador. Assim que der certo, ou não, eu posto aqui.

Ahh, a corrente de comando têm uma boa durabilidade, o acionador é que cansa primeiro.

Aragão Neto
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Aragão Neto » 12 Jul 2017 20:44

nilsonfilho escreveu:
12 Jul 2017 06:08
Aragão Neto escreveu:
Esse é o acionador da corrente de comando, ele tem uma durabilidade e funciona por mola. É o mesmo da cg, bros, titan, cb...
Imagem

Imagem

Veja que o acionador (peça menor fora da corrente e á esquerda) trabalha empurrando a corrente de comando.

Estou vendo uma forma de fazer o reparo do acionador. Assim que der certo, ou não, eu posto aqui.

Ahh, a corrente de comando têm uma boa durabilidade, o acionador é que cansa primeiro.
vou ver quando posso deixar pra verificar. valeu Nilsão

Aragão Neto
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Aragão Neto » 20 Jul 2017 18:32

nilsonfilho escreveu:
12 Jul 2017 06:08
Aragão Neto escreveu:
Imagem

Imagem

Nilsão foi trocado o tensor, a corrente ta boa

nilsonfilho
Amador
Amador

Mensagem por nilsonfilho » 21 Jul 2017 11:59

Aragão Neto escreveu:
20 Jul 2017 18:32
Opa, bom saber Aragão.

Conte mais detalhes. Colocou o acionador do tensor catracado? Quanto custou o serviço? Ficou silencioso mesmo?

Aragão Neto
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Aragão Neto » 23 Jul 2017 08:09

nilsonfilho escreveu:
21 Jul 2017 11:59
Aragão Neto escreveu:
20 Jul 2017 18:32
Opa, bom saber Aragão.

Conte mais detalhes. Colocou o acionador do tensor catracado? Quanto custou o serviço? Ficou silencioso mesmo?
bom dia
sim foi o catracado ficou silencioso mesmo, ainda não testei em alta velocidade, custou R$ 100,00 contos com troca do óleo e mão de obra, não achei caro.

nilsonfilho
Amador
Amador

Mensagem por nilsonfilho » 12 Ago 2017 14:18

Boa tarde a todos

Troquei o acionador da corrente de comando da minha moto. Desde os 55 mil km a motoca ja apresentava ruidos e em revisões anteriores já tinha identificado a necessidade de troca. Detalhe que quando tirei o acionador original ele estava com defeito. Estava travado, tive que desmontar e remontar pra destrava-lo.

Comprei o acionador de catraca da cg titan 150 da marca WGK por R$ 63. Só o fato de ter falado no balcão titan 150 ao invés de xre 300 já deve ter baixado uns R$ 30. Vejam a comparação;
Imagem
O da esquerda é o original e o da direita é o WGK. Vejam que o paralelo é um pouquinho maior que o original.

A mão de obra foi minha tive que retirar as carenagens traseiras e o escapamento para acessar o danado. Olha ai ele escondido bem atrás do motor no lado direito colado com o escape;
Imagem
(Esse da foto já é o wgk)

Veja como deixei a moto para dar a manutenção;
Imagem

Blz, montei o acionador certinho e na hora de ligar a moto... Tava com um barulho de corrente de comando infernal. P#*$':+_
Notei que ao aquecer o baraulho reduzia. Retirei tudo, verifiquei e montei de novo... Barulhento da mesmo forma.

Me dirigi ao um mecânico de confiança e conversei com ele. E fica a dica pra quem resolver fazer a substituição em casa;
"Se depois de montar o acionador catracado ainda houver o barulho de corrente de comando tire a tampa da mola e retire a mola. Com uma chave de fenda pressione o acionador até anvaçar mais um clic"
Para fazer isso só retirei a curva do escape;
Imagem

Deu certo, a moto está bem silenciosa. Porém, esse acionador tem um ruido de funcionamento característico. Isso ocorre devido ele ficar oscilando no espaço entre dentes da catraca. Por conta disso o motor faz um barulhinho de comando (lembra o 250 da yamaha) quando está frio. Fiquei monitorando e foi exatamente por isso que só agora, mil km depois, estou colocando o relato aqui no xol.

Resolveu o meu problema, a marcha lenta está mais estável, o giro sobe redondo e com vigor. Mas acho que só vou utilizá-lo até a troca do tensor da corrente de comando.

Para quem se interessar e quere botar a mão na massa recomendo que assistam esses dois vídeos até o fim. Não é um bixo de sete cabeças mas você precisa saber o que está fazendo. Seguem os vídeos;

Vídeo sobre os acionadores do tensor;
https://youtu.be/AW9XKVHIfjI

Vídeo de como identificar o problema e como fazer substituição do acionador;
https://youtu.be/DOB9UI57g_E

Abraços

nilsonfilho
Amador
Amador

Mensagem por nilsonfilho » 18 Ago 2017 10:44

Aos que já trocaram o acionador da corrente de comando;
1) vocês notaram barulhos e ruídos de corrente de comando mesmo depois da troca?

2) quem colocou o acionador de catraca também escuta barulho de corrente de comando somente quando a moto está fria? Assim como no meu caso?

Estou precisando do relato de vocês para compreender melhor o funcionamento desses acionadores. Então bora digitar pessoal...

Grato

jordan
Profissional
Profissional
Moto: XRE 300 - Ruivinha

Mensagem por jordan » 18 Ago 2017 10:52

Nilson, mais uma vez vc contribuindo com um baita tutorial pra ajudar a galera do XOL.
Show de bola parabéns!

A minha está chegando aos 60k rodados e até o momento não houve necessidade de trocar o acionador.
Abraço, Jordan.
Crianças nós somos a vida toda. O que muda são os preços dos brinquedos!!!

nilsonfilho
Amador
Amador

Mensagem por nilsonfilho » 22 Ago 2017 22:45

jordan escreveu:
18 Ago 2017 10:52
Nilson, mais uma vez vc contribuindo com um baita tutorial pra ajudar a galera do XOL.
Show de bola parabéns!

A minha está chegando aos 60k rodados e até o momento não houve necessidade de trocar o acionador.
Boa noite Jordan!

Parabéns pelos 60 mil km, a minha está a um tanque de fazer 60 mil km também.

Sobre o acionador; pois é, ele resolveu o problema mas não to gostando desse barulho. O que eu quero mesmo é saber se isso é apenas uma característica ou se é defeito. Foda que é muito difícil achar informações precisas sobre o acionador. Vou tirar um dia pra filmar esse barulho e colocar aqui no xol.

Por hora, vamos rodando.

Abraços

Responder