Problemas para conectar ? Limpe os cookies
No Google Chrome use Control+Shif+Del, selecione Cookies e outros dados.. e clique Limpar dados de navegação

---
Caso queira limpar apenas os cookies do xreonline no Chrome digite chrome://settings/cookies na barra de endereço, em pesquisar cookies digite xreonline e apague os resultados que aparecer.

O que usar para lubrificar a corrente?

Forum destinado a assuntos sobre mecânica, peças, cabeçote, bomba de combustível, tabelas, problemas e dicas no geral
The Cult
Iniciante
Iniciante
Moto: Honda XRE

Re: O que usar para lubrificar a corrente?

Mensagem por The Cult » 08 Out 2018 10:58

Eu sei da graxa grafitada nas homocinéticas, mas para mim a graxa/óleo tinha a função de lubrificar, enquanto o grafite tinha a função da diminuir as folgas da homocinética conforme fossem se desgastando ( preenchendo o espaço desgastado)

Outra forma para analisar isso:
existe a graxa comum, e a grafitada, e a diferença é basicamente a adição de grafite numa das duas.... me pergunto porque então nao se usa a graxa grafitada em outros locais como a cx de direção, rolamentos e etc ???

ACHO que de todos os lugares onde a lubrificação é por graxa, os rolamentos são os que exigem maior grau de lubrificação, e se o grafite (que reconheço ser um ótimo lubrificante p locais específicos) fosse superior em tudo quanto é lugar, seria recomendado e usado para tudo ( acho q fabricantes não recomendam graxa grafitada para rolamento)

Sei não..... ainda estou meio intrigado

vlw
Vamos Com Tudo Rumo a Eternidade
;) ;) ;)

nilsonfilho
Profissional
Profissional
Moto: honda xre 300 flex 2013 fosca

Mensagem por nilsonfilho » 09 Out 2018 02:11

Mas o grafite não é bom em absoluto. Ele apenas funciona melhor em algumas situações e pior em outras. Ou seja ele é mais indicado para algumas aplicações (que são as de alta pressão e velocidade) e outras não. Porém, isso não significa que devemos adotar grafite em tudo.

Cara, a graxa grafitada vai muito além de uma graxa comum adicionada de grafite. Muda-se bastante a composição dela, sem falar que existe diversos tipos de graxa. Existe a graxa de sabão de lítio, graxa náutica, graxa a base de sódio, graxa aditivada, etc. Cada uma com uma função específica. A graxa mais comum para rolamentos automotivos é graxa de sabão de lítio, mas existem diversas outras.

Por exemplo, usar graxa náutica (graxa branca) em rolamentos "comuns" é tão errado quanto usar graxa grafitada ou óleo de cozinha...

Não é que o grafite vá se depositar e "compensar" o desgaste dos componentes da junta homocinética. O que ele vai fazer é revestir o metal (lembre que tem muita pressão sobre estes) e vai permitir o bom deslizamento dos componentes. Lembre que o óleo ao ser "espremido" tende a fluir, já os lubrificantes sólidos permanecem.

A graxa grafitada não é indicada para o rolamento da caixa de direção pq alí não existe grandes esforços ou rotações que justifiquem aplicação. Como os rolamentos da caixa de direção nem sequer completam uma volta durante toda sua vida útil o grafite depositado ali só iria se acumular e formar uma crosta que poderia sim limitar o movimento do rolamento. Por isso usa-se uma graxa mais "macia", adequada a essa função. Mas utiliza-se sim graxa grafitada em rolamentos, principalmente na indústria de laminação. Na indústria, em geral, existe muito mais variedade de aplicações. A indústria automobilística é apenas uma delas...

Outra contra indicação do grafite é para equipamentos elétricos/eletrônicos pois o grafite conduz eletricidade!

The cult, o que eu fiz, foi fazer um teste "aditivando" o óleo de transmissão com grafite para utilizar na corrente. E o resultado foi positivo. Se o grafite tivesse gerado alguma abrasão pode ter certeza que a corrente não chegaria aos 30 mil kms folgando somente isso. Isso prova que no mínimo o grafite não danificou nada kkk. Aliás, sabe o que gera uma abrasão da p0ππ@? Graxa + areia.

Abraços

The Cult
Iniciante
Iniciante

Mensagem por The Cult » 09 Out 2018 11:42

A graxa náutica é mais para evitar ferrugem do que para lubrificar, e tb sei q graxa + areia é f..... e da condutividade do grafite tb

Quanto ao fato dos 30 mil rodados realmente comprova que ajudou, ou no mínimo não prejudicou

Qual a marca dessa relação de 30 mil rodados ??

Foi a que veio nela zero km, ou foi uma HAMP, ou qual ???
;) ;) ;)

nilsonfilho
Profissional
Profissional
Moto: honda xre 300 flex 2013 fosca

Mensagem por nilsonfilho » 09 Out 2018 19:56

Esse é o segundo da moto, é da Hamp (coroa e pinhão da Hamp e corrente daido). Comprei no ML por $ 246.

A corrente e coroa original de fábrica (daido Japão) eu usei até os 45 mil km. E tirei antes de chegar no fim da balança. Lubrificando com graxa grafitada e depois com óleo de transmissão. Prefiro óleo de transmissão do que graxa.

Lembrando que o kit ainda está na moto, ainda vou usar mais. Só que não vou ficar postergando a troca dele para ver até onde ele consegue chegar.

Na minha experiência, o que limita mesmo a durabilidade do kit da XRE é o pinhão que desgasta bem rápido. Umas 3 vezes mais rápido (sacaram? Kkkk). Por isso para os dois kits eu comprei pinhões avulsos da Vaz, só pra terminar de gastar.

E vc the cult como faz a lubrificação da corrente? Já chegou a trocar o kit?

Abraços

The Cult
Iniciante
Iniciante

Mensagem por The Cult » 10 Out 2018 13:54

Rodo muito pouco e por isso não cheguei a trocar

E mais, vendi a minha 2014 há uns 15 ou 20 dias atrás ( a transmissão que veio nela ainda tava muito boa )

Quando eu paro p dar aquele trato caprichado na moto, eu uso óleo 90 ou até mais grosso ainda, mas o problema é a falta de tempo do dia a dia, e por causa disso, eu acabo usando aquele lubrificante spray próprio para lubrificar corrente.

Não compro o da MOTUL pq não sou dono da casa da moeda.... compro o da mobil (aqui no Hell de Janeiro a lata tá uns 20 reais mais ou menos)

É EXTREMAMENTE PRÁTICO e muito eficiente tb, sendo q o único detalhe é que deve ser aplicado somente quando não for andar com a moto + ou - pelas próximas 8 horas (recomendo aplicar só de noite depois que tiver 100% de certeza q só sairá de moto no dia seguinte) pois o produto assim q é aplicado é bem líquido, mas depois desse período, em contato com o ar, ele vai encorpando e engrossando e se torna bem espesso e pegajoso
;) ;) ;)

NILTON GUIMARAES
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE300 2018

Mensagem por NILTON GUIMARAES » 20 Out 2018 21:17

Olá pessoa, boa noite!!! Sou novo aqui no fórum, mas pude ler vários comentários sobre o tema e gostaria de compartilhar com vocês minha experiência. Sou motociclista há pelo menos 20 anos. Já tive todos os estilos de motocicletas, exceto customs. De uma HONDA LEAD 110 a uma SUZUKI GSX-R1000. Em todas as minhas motos sempre usei e uso o óleo de transmissão SAE 90 para lubrificar a corrente de transmissão e sempre troquei os kits com mais de 30 mil km. É o que tem de melhor e mais confiável para esse componente. Também uso sprays, mas sempre uso o óleo 90 de caixa de marcha.

The Cult
Iniciante
Iniciante

Mensagem por The Cult » 21 Out 2018 18:19

Exatamente como tb faço
;) ;) ;)

Elimar_Junior
Iniciante
Iniciante
Moto: XRE 300 2014/14

Mensagem por Elimar_Junior » 26 Out 2018 11:10

Fala galera, beleza?

No momento estou usando o Motul Lube Chain Road

Imagem

Gostei bastante do resultado. Rodo uns 300 Km/ semana, faço uma aplicação semanal, bem leve. às vezes não é necessário. Quando chove é imperativa a lubrificação.

A relação ficou silenciosa, não faz sujeira, e é fácil de aplicar (preciso de um cavalete, mas esse é um "problema" da moto, não do lubrificante).

Acabei de trocar a relação original da moto (36.002 km), antes era usada graxa branca, e às vezes óleo 90 (transmissão). Vamos ver como a nova se comporta só com o Motul.

Abraço!
Editado pela última vez por Elimar_Junior em 26 Out 2018 11:28, em um total de 1 vez.
- Elimar Kerschbaumer Junior

Imagem

Nada melhor para esvaziar a cabeça que um tanque cheio 8-)

The Cult
Iniciante
Iniciante

Mensagem por The Cult » 26 Out 2018 11:15

Esse da foto é MOTUL.... ele é muito caro (pelo menos aqui no RJ)

Eu uso o spray da MOBIL pois é mais barato

Mas a qualidade de ambos é muito boa
;) ;) ;)

Elimar_Junior
Iniciante
Iniciante
Moto: XRE 300 2014/14

Mensagem por Elimar_Junior » 26 Out 2018 11:27

Eita. HAhahaa.

Tô usando o Motul mesmo. Sei lá pq escrevi Mobil. Vou editar. Hahaha.

Esse Motul que estou usando não sei o preço exato, , pois foi comprado para teste comunitário (3 motos), hahaha. Sei que foi na casa dos 50 e poucos.

Mas com certeza vou comprar outro, assim que acabar.

Só recomendo passar à noite, ou quando souber que a moto vai ficar parada por um bom tempo. Assim ele penetra bem, e fica mais viscoso, grudento mesmo.
- Elimar Kerschbaumer Junior

Imagem

Nada melhor para esvaziar a cabeça que um tanque cheio 8-)

Responder