Problemas para conectar ? Limpe os cookies
No Google Chrome use Control+Shif+Del, selecione Cookies e outros dados.. e clique Limpar dados de navegação

---
Caso queira limpar apenas os cookies do xreonline no Chrome digite chrome://settings/cookies na barra de endereço, em pesquisar cookies digite xreonline e apague os resultados que aparecer.

PNEUS

Forum destinado a assuntos sobre mecânica, peças, cabeçote, bomba de combustível, tabelas, problemas e dicas no geral
nilsonfilho
Profissional
Profissional
Moto: honda xre 300 flex 2013 fosca

Re: PNEUS

Mensagem por nilsonfilho » 30 Ago 2018 01:30

Então Fabiano,

Problemas de caixa de direção são bem comuns em todas as motos, já vi em todos os tipos, e esse problema se agrava pq a caixa tende a folgar rapidamente nos primeiros 10 mil km de vida e dificilmente as concessionárias sequer olham esse item nas revisões obrigatórias.

Sim, de fato o pneu dianteiro Metzeler Enduro 3 Sahara quando está gasto causa uma trepidação e um "shiming" bem característico, pois ele é mais cravudo. Mas daí botar toda culpa dos problemas com caixa de direção no modelo do pneu já é exagero. Temos o Robson aqui do Fórum que só usa os Metzeler e, até onde sei, nunca reclamou de problemas na caixa de direção, ao menos nada além do normal.

Repito; essa interpretação está errada! Na lateral dos Rinaldi r34 que estão na minha moto tem as mesmas inscrições, aliás em todos os pneus com código 62 e 54 você vai achar a mesma informação de carga. Nem por isso eu vou tacar 38 libras no pneu traseiro e 33 no dianteiro. A informação de pressão indicada na balança é uma referência que o fabricante informa de acordo com a carga/peso que a moto foi projetada.

Vou dar outro exemplo, o carro aqui de casa tem escrito nos pneus que a carga máxima do pneu é de 475kg com pressão de 44 psi, mesmo assim no manual do veículo indicaa pressão de utilização de 30 Psi...
Imagem
E não importa de que marca eu coloque o pneu, se ele tiver a mesma referência do original, devo me orientar pelo manual, no caso da XRE, pela balança...

Agora, eu te pergunto, esse pneu é pra uso com câmara ou sem câmara? Quais são as medidas desse pneu? O fabricante do pneu informa claramente que pra XRE 300 a pressão indicada deve ser 38 Psi e 33 Psi???

Independente disso se você gosta dessa calibração, aí é questão de gosto, mas definitivamente não se deve calibrar o pneu com base na pressão máxima de carga! Lembre que o mesmo pneu atende a diferentes motocicletas de diferentes pesos e potências.

Abraços

FabianoModaelli
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 300 STD Branca 13/13.

Mensagem por FabianoModaelli » 30 Ago 2018 12:13

Boas,
Nilsonfilho entendo seu ponto de vista em relação a calibragem dos pneus.

Mas vou continuar calibrando com 38/34 pois acho melhor para o tipo de uso que faço da moto com estes pneus.

As medidas deles são 120/80/18 e 90/90/21 assim como os originais.
Abraço.

nilsonfilho
Profissional
Profissional

Mensagem por nilsonfilho » 30 Ago 2018 12:32

De boas Fabiano

Se você tá gostando dessa calibragem, show! Cada usuário tem sua preferência. Só achei interessante debater o assunto porque pra vc que roda majoritariamente em asfalto, usa pneu mais "liso" e é um cara mais pesado, essa calibração tá te servindo bem.

Mas imagina se alguém colocasse as mesmas 38/33 libras nos Enduro 3, Rinaldi... Iria cair os piscas de tanto que a bicuda ia pular :lol: :lol:

Abraços

Nelson A Klechowicz
Iniciante
Iniciante
Moto: Honda XRE 300

Mensagem por Nelson A Klechowicz » 30 Ago 2018 14:28

Ola... a inscrição do pneu na foto não é recomendação de calibragem, mas é a carga máxima ( MAX LOAD + carga máxima ou peso) sobre o pneu que este fabricante recomenda.
No caso o da primeira foto o peso máximo no eixo para este pneu é 212 Kg ( que é o mesmo que 331 libras de peso ) quando calibrado com 260 KPA ( que é o mesmo que 38 psi ), a frio... em algum outro lugar do pneu deve ter a informação de máxima pressão de calibragem.

Na Segundo foto o outro fabricante informou a carga máxima justamente na máxima pressão recomendada...

O fabricante do veículo é que deve recomendar a calibragem para o seu produto de acordo com o uso/carga e para uma determinada medida de pneu
de acordo com testes.

Vc pode, é livre, para usar uma pressão diferente de acordo com seu uso/gosto mas é sempre uma questão de compromisso, ganha-se de um lado, perde-se de outro.
Com a experiencia podemos mudar a pressão de acordo com o gosto ou piso da pista , peso, marca de pneus, etc

Abraços
Nelson Klechowicz

nilsonfilho
Profissional
Profissional

Mensagem por nilsonfilho » 30 Ago 2018 19:12

Nelson A Klechowicz tudo blz?!

Penso exatamente igual. O fabricante apenas informou que para suportar a capacidade máxima de carga de 265kg o pneu precisa estar calibrado com 38 psi.

Vlw

Elimar_Junior
Iniciante
Iniciante
Moto: XRE 300 2014/14

Mensagem por Elimar_Junior » 06 Nov 2018 18:24

Como o pneu furou no último domingo, aproveitei que estava desmontado e fiz a troca. O Maggion que estava nela já estava bem gasto.

Imagem

Imagem

Coloquei outro Maggion, 120/80-18

Imagem

Como troquei no susto, não consegui o melhor preço do mundo. 220 trocado + 30 da Câmara.

Diferente da minha primeira impressão com os pneus, descrita aqui mesmo anteriormente, eles são muito bons. Faltava costume mesmo, e aprender o limite dos pneus.

Vamos ver a durabilidade. Conforme o tempo for passando, vou atualizando.

Abraço!

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
- Elimar Kerschbaumer Junior

Imagem

Nada melhor para esvaziar a cabeça que um tanque cheio 8-)

domato
Kamen Rider
Kamen Rider
Moto: Ténéré 250

Mensagem por domato » 05 Dez 2018 11:11

Sempre usei Maggion Viper na TNR e na XRE, recomendo. Entretanto, depois de conhecer o Vipal TR300, passei a recomendar ele. Diferentemente do Maggion que é um pouco mais mole nas laterais, o Vipal é mais duro, melhorando a estabilidade.

Vejam que legal: http://vipal.com.br/tr300/
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
.

nilsonfilho
Profissional
Profissional

Mensagem por nilsonfilho » 12 Dez 2018 21:22

Blz pessoal, coloquei o pneu Vipal tr300 medidas 130/80-18 na bicuda. Colocado no aro custou R$ 207, detalhe que aqui em Fortaleza cheguei a achar o mesmo pneu por R$ 290! E graças a dica do Robson, eu vendi esse Rinaldi aí o que deu pra recuperar um troço.

Imagem

Em tempo, eu mantenho a minha opinião sobre os pneus Rinaldi, são duros e duráveis, não tem o grip dos pneus de primeira linha, mas nunca me decepcionaram. Este da foto tirei com 22 mil kms, mas rodava tranquilo até uns 27 mil pra atingir o TWI.

Situação do Rinaldi;
Imagem

Imagem

Sobre o pneu Vipal ainda preciso rodar uns 5 mil kms pra postar uma opinião consistente, mas por hora estou gostando bastante.

Vlw

Responder