Suposta solução paraibana para a trinca do cabeçote

Forum destinado a assuntos sobre mecânica, peças, cabeçote, bomba de combustível, tabelas, problemas e dicas no geral
erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Moto: XRE 300 Vinho 10/11
Contato:

Suposta solução paraibana para a trinca do cabeçote

Mensagem por erictostes » 06 Fev 2019 10:07

Pessoal, o Antonio Lacerda me mostrou esse video. Sera que funciona mesmo?

Ele desloca a vela pra lateral do cabeçote, talvez resolva do lado externo, mas o lado interno fazendo limite com as sedes das válvulas me parece continuar frágil igual.

https://www.youtube.com/watch?v=azswr2KEAn4
Abraços, Tostes.

Site de especificações de todos os modelos de motos existentes
http://www.motorcyclespecs.co.za

Live to Ride. Ride to Live.
Imagem
Imagem

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Contato:

Re: Suposta solução paraibana para a trinca do cabeçote

Mensagem por erictostes » 06 Fev 2019 10:08

Infelizmente ele nao fala muito sobre o serviço, como fez, qual a posição e quanto tem de distancia ate o centro.

Nao da pra saber se afeta a queima e, por ser i.e. se altera a mistura por ajuste automatico da injeçao.

E tambem nao tem teste. Teria que rodar uns 50.000km pra gente poder analisar, neh?

Alguem ai se voluntaria a fazer e usar?
Abraços, Tostes.

Imagem
Imagem

lacerdaxd
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 300 2015

Mensagem por lacerdaxd » 06 Fev 2019 10:11

Algumas confirmações que me fez botar fé...

Vídeo de um motolog que foi até lá falar com ele: https://www.youtube.com/watch?v=5lU3qss43_M

Facebook dele com alguns cabeçotes enviados para vários locais: https://www.facebook.com/RivaRetifica/p ... &__tn__=-R

The Cult
Amador
Amador
Moto: Honda XRE

Mensagem por The Cult » 06 Fev 2019 14:30

Vc falou tudo....

Faltou usar por um período razoável, e depois analisar os prós e contras

A distância do furo da vela para a sede das válvulas me pareceu ter mais ou menos a mesma espessura da posição original, pena ele não ter filmado isso mais de perto p termos certeza sobre isso

Se for a mesma espessura, fatalmente vai ter a mesma resistência, e com isso........

Quanto a queima da mistura, não sei dizer se vai prejudicar, mas eu nunca vi antes um motor com vela naquela posição lateral (pode até ter, mas nunca vi nem ouvi falar)

A moto pode passar a render menos, a beber mais, ou para que renda e beba de forma igual, seja preciso um remapeamento..... enfim, pode acontecer um monte de coisa... até mesmo o motor pode passar a trabalhar numa temperatura diferente da original.

O ideal seria termos mais detalhes técnicos e principalmente um histórico sério de alguém que já tenha feito esse serviço com km suficiente para analisar o assunto

O mecânico tá de parabéns pela idéia que teve, mas sem esclarecer essas dúvidas acima, ainda estamos no escuro

Vlw
Vamos Com Tudo Rumo a Eternidade
;) ;) ;)

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Contato:

Mensagem por erictostes » 06 Fev 2019 17:32

lacerdaxd escreveu:
06 Fev 2019 10:11
Algumas confirmações que me fez botar fé...

Vídeo de um motolog que foi até lá falar com ele: https://www.youtube.com/watch?v=5lU3qss43_M

Facebook dele com alguns cabeçotes enviados para vários locais: https://www.facebook.com/RivaRetifica/p ... &__tn__=-R

Massa. O facebook o maluko me passou tambem, fiquei com preguiça ou esqueci de colocar aqui... mas ainda assim, sao opinioes, entrevistas, relatos vagos... tem que ter eh o teste de longa duração pra saber se resolveu, senao eh soh grana jogada fora pra trincar do mesmo jeito com 25mil km. E ali nao tem garantia, aposto...
Abraços, Tostes.

Imagem
Imagem

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Contato:

Mensagem por erictostes » 06 Fev 2019 17:38

Acho que a melhor solução foi mesmo de alongar a vela.

Essa vela de iridium que a honda ta usando no modelo atual foi por encomenda, nao soh mais fina, contribui, claro, mas mais longa a rosca, pq essa parede que o Riva diz que tem 5mm fica mais alta, acredito que subiu pra uns 12mm pelo que comparei na rosca da vela anterior com a atual... entao eh um caminho mais longo pra trinca percorrer, bem como a temperatura. Com o duto que joga vento no pé da vela, com a parede mais alta, a temperatura ali naquele ponto externo onde fica a vela deve ter caido.

E dava pra ter aumentado mais, cria-se uma vela ainda mais alongada, mais uns 5mm e boa... quero ver a trinca chegar antes de 150.000km
Abraços, Tostes.

Imagem
Imagem

Fael
Moderador
Moderador
Moto: XRE 300 2015 - Valquíria

Mensagem por Fael » 06 Fev 2019 21:17

Vi sobre esse assunto a uns meses atrás e está fazendo sucesso. Quem fez parece manjar bem de usinagem, o serviço fica bem feito e parece retardar e até sanar o problema da trinca. Maaaasssss e os "efeitos colaterais"? Nenhum?

Os motores de carro que tem a vela mais para o lado, tem a cabeça do pistão preparada para receber a queima logo abaixo da vela.

Imagem
Vejam o pistão do fire 1.4 como é

Imagem
Vejam o cabeçote.

Alguns cabeçotes ainda tem o pistão com a cabeça reta mesmo com a vela de lado, como os motores AP e os VHC da GM, mas reparem que a vela fica quase entre as válvulas e tem uma inclinação considerável para compensar.

Quando a vela é de lado, o pistão quase sempre é preparado para receber a queima naquele lado. Sem falar que a XRE tem 4 válvulas e duas delas estão ficando bem distantes da vela, o que significa que uma parte da mistura pode não se queimar totalmente, provocando (possíveis) falhas, consumo elevado, perda de potência, lançamento de combustível não queimado no catalizador (que causa mais perda de potência por entupimento do mesmo)... Problemas mecânicos também podem surgir a curto ou longo prazo por conta da queima concentrada em um lado, como ovalização e riscos na camisa, super aquecimento, acúmulo de resíduos...

Em resumo e como mecânico, não recomendo.
2011 1º ENX- Chapada Diamantina BA-FUI
2012 2º ENX- Conceição da Barra ES-FUI
2013 3º ENX- Pirenópolis GO-FUI
2014 4º ENX- Ibiúna SP-FUI
2015 5º ENX- Florianópolis SC-FUI

The Cult
Amador
Amador
Moto: Honda XRE

Mensagem por The Cult » 08 Fev 2019 07:07

Nem se comprara as 2 posições das velas nesses 2 cabeçotes

No motor de carro, fica de lado mas não fica tão ao lado, se é q me entendem

Já no cabeçote da xre q foi modificado, a vela fica bem na extremidade (bem mais pro lado)

As dúvidas levantadas pelo Fael são bem consistentes e só com testes de longa duração e com desmontagem posterior criteriosa é q será possível avaliar
Vamos Com Tudo Rumo a Eternidade
;) ;) ;)

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Contato:

Mensagem por erictostes » 08 Fev 2019 09:27

Bom, oportunidade pra fazer os testes existe. Eh soh alguem pilhar.

Alguem que nao consiga a cortesia, vai ter que gastar dinheiro, testa isso ai.

Afinal, teste de longa duração com a XRE nunca existiu, nem a DuasRodas fez, muito provavelmente por pedido da honda...
Pq à época se fez da Lander e da Te250, soh da XRE que nao...

Alguem tem acompanhado a revista? Sabem se fizeram da XRE190??
Abraços, Tostes.

Imagem
Imagem

nilsonfilho
Profissional
Profissional
Moto: honda xre 300 flex 2013 fosca

Mensagem por nilsonfilho » 08 Fev 2019 19:09

Vocês já falaram tudo! :D

Esse armengue de deslocar a posição da vela com certeza foi realizada toda no sentimento. Sem qualquer base teórica ou cálculos. Eu não arriscaria fazer, prefiro gastar mais grana e colocar um cabeçote da 2016 do que fazer isso. É o tipo de serviço que se gasta duas vezes.

Fico só imaginando o acúmulo de carvão precocemente gerado no outro lado da câmara de combustão, bem como o desgaste irregular do cilindro pelo fato do ponto de aplicação da força ser deslocado pra extremidade da câmara. Logo, logo desgasta anéis e o pistão bate saia.

Mas ganharíamos muuuuuuito conhecimento se alguém se arriscasse a fazer isso e colocasse tudo aqui no fórum.

.

Responder