Problemas para conectar ? Limpe os cookies
No Google Chrome use Control+Shif+Del, selecione Cookies e outros dados.. e clique Limpar dados de navegação

---
Caso queira limpar apenas os cookies do xreonline no Chrome digite chrome://settings/cookies na barra de endereço, em pesquisar cookies digite xreonline e apague os resultados que aparecer.

Bomba de combustível - Atenção

Forum destinado a assuntos sobre mecânica, peças, cabeçote, bomba de combustível, tabelas, problemas e dicas no geral
Jroschel
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 300

Bomba de combustível - Atenção

Mensagem por Jroschel » 24 Set 2010 14:21

Ola pessoal, acompanho o fórum com muita frequência, porém fico a maior parte das vezes "curujando" e aprendendo com as dicas dos Xrezeiros.
E hoje depois de ver alguns relatos de problemas com bomba de combustível, tanto aqui no xreonline, como em outros lugares, senti a necessidade de compartilhar uma dúvida com vocês.

Seguinte: A bomba de combustível fica dentro do tanque, com isso, ela é refrigerada com o próprio combustível,(Acredito eu), porém eu acho que a XRE tem uma reserva muito pequena comparada com outras motos com injeção eletrônica, a lander, por exemplo que tem se não me engano 5 litros de reserva, sendo assim, eu acho que andar com a XRE na reserva seja um sério risco de ter problemas com bomba de combustível, pois ela não vai ter a refrigeração necessária e pode aquecer e, consequentemente, "pifar".
No caso da lander, ela tem 5 litros de reserva exatamente por isso, para refrigerar a bomba, pensando bem, Tb não é uma solução muito boa, devido a pouca autonomia de consumo.

Com isso, eu costumo não andar muitos quilômetros na reserva com a minha XRE.

Gostaria de saber a opinião de vcs, afinal eu sou leigo e a maioria das coisas que relatei, são com base em “achismos”.
Obs. Só pra compartilhar, a minha xre está com 8000k e até hoje só tive o problema do vazamento que foi solucionado em poucas horas na concessionária aqui em SP.

Valeu!

Luiz F.T.Ribeiro
Iniciante
Iniciante
Moto: XRE300
Contato:

Re: Bomba de combustível - Atenção

Mensagem por Luiz F.T.Ribeiro » 24 Set 2010 15:28

Eu nunca costumo andar nem perto da reserva a nao ser até posto,sei é que quando saiu carro com ie alguns mecanicos q fez curso de ie disse que as bomba de combustivel nao pode ficar seca que queima.,tenho 1 santana q esta com 205.000km e é bomba original até hoje me disseram que elas duram uns 150000,ela esta boa mas que eu me lembre ele entrou na reserva 1 vez.
Cambuquira tem a melhor água mineral do mundo!!!
Quem inventou o carro queria se locomover,quem invetou a MOTO queria VIVER!!! Luiz Flavio MG.

emiliogonzalez
Profissional
Profissional
Moto: BMW G650GS Sertão

Mensagem por emiliogonzalez » 24 Set 2010 15:38

Além do problema de aquecimento, quando o tanque está vazio, existe a tendência do pescador captar uma quantidade maior de sujeira (borra), o que pode provocar um sobre-esforço na bomba, provocando a sua queima. Portanto quando o palitinho do marcador de combustível começar a piscar pare no primeiro posto (desde que seja confiável.
Emilio Gonzalez - Salvador - BA

Alexander
Iniciante
Iniciante
Moto: honda civic

Mensagem por Alexander » 24 Set 2010 15:50

Ola Pessoas ,

Só um detalhe: a bomba da xre não fica dentro do tanque , fica fora e por isso nao esquenta com pouco combustivel.

Abraços a todos.

emiliogonzalez
Profissional
Profissional

Mensagem por emiliogonzalez » 24 Set 2010 16:21

Ok,

A bomba é fora do tanque (estranho isso! :shock: ), mas em caso de pane seca ela pode aquecer sim, pois o combustível além de refrigerante funciona como lubrificante.

Quasenada
Kamen Rider
Kamen Rider
Moto: Yes 125/XTZ250 Ténéré (ex XRE)

Mensagem por Quasenada » 24 Set 2010 17:05

bom, espero que isso seja lenda, pois sempre ando uns 60 km com ela na reserva antes de abastecer :P (odeio parar no posto toda hora...)

também fazia isso com minha antiga titanzinha e nunca tive problemas.

(só espero não aprender da pior maneira possível :lol: )
Imagem

ENX:
2011 - Chapada Diamantina/BA
2012 - Conceição da Barra/ES
2013 - Pirenópolis/GO
2014 - Ibiúna/SP
2015 - Florianópolis/SC
2016 - Serra da Canastra/MG
2017 - Jaciara/MT ...
Eu fui!
2018 - Santo Cristo/RS - O vo!

emiliogonzalez
Profissional
Profissional

Mensagem por emiliogonzalez » 24 Set 2010 17:19

Meu caro quasenada,

Eu trabalho gerenciando o departamento de peças de uma concessionária de veículos e infelizmente não é lenda. A mesma regra que se aplica a automóveis vale para motos. Normalmente não se questiona o mau uso (o que anularia a garantia, pois está bem claro no manual do proprietário a orientação para não rodar com nível baixo de combustível) uma vez que fica difícil elaborar um laudo comprovando o fato, porém, uma vez terminado o período de garantia fica por sua conta e risco.

Alexander
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Alexander » 24 Set 2010 18:28

emiliogonzalez escreveu:Ok,

A bomba é fora do tanque (estranho isso! :shock: ), mas em caso de pane seca ela pode aquecer sim, pois o combustível além de refrigerante funciona como lubrificante.

Blza Emilio ?

A bomba Fica abaixo do tanque de combustivel... e em relação a borra (sujeira) que fica no tanque , o filtro de gasolina faz esse trabalho. Agora um detalhe... deixar ela dar pane seca toda hora é bravo tambem... ai nao tem bomba que aguenta.

Alexander
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Alexander » 24 Set 2010 18:33

Quasenada escreveu:bom, espero que isso seja lenda, pois sempre ando uns 60 km com ela na reserva antes de abastecer :P (odeio parar no posto toda hora...)

também fazia isso com minha antiga titanzinha e nunca tive problemas.

(só espero não aprender da pior maneira possível :lol: )

Quando ela começa a piscar , é que ainda tem 2,4 litros no tanque e se vc anda 60km... ta arriscando a empurrar a mosquita que detalhe..... a danada pesa pacas :P

Abraço!

sergio azevedo
Moderador
Moderador
Moto: XRE 300 MATILDE

Mensagem por sergio azevedo » 25 Set 2010 08:50

Como o Alexander disse a bomba da Xre fica fora do tanque!!!!...ñ tem nada ver se andar com a moto na reserva!!!!...

Forte Abraço!!!

SERGIO AZEVEDO
1º ENX - CHAPADA DIAMANTINA/BA 2011 EU FUI!!
2º ENX-CONCEIÇÃO DA BARRA/ES 2012 EU FUI!!
3º ENX PIRENOPOLIS/GO 2013 EU FUI!!
4º ENX IBIUNA/SP 2014 EU FUI!!

Responder