Problemas para conectar ? Limpe os cookies
No Google Chrome use Control+Shif+Del, selecione Cookies e outros dados.. e clique Limpar dados de navegação

---
Caso queira limpar apenas os cookies do xreonline no Chrome digite chrome://settings/cookies na barra de endereço, em pesquisar cookies digite xreonline e apague os resultados que aparecer.

Relação/Transmissão XRE 300 qual usar?

bcs018
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE 300 13/14 Flex

Re: Relação/Transmissão XRE 300 qual usar?

Mensagem por bcs018 » 07 Fev 2018 09:54

Bom dia galera. sou novo aqui
e assim, eu não tenho o oleo especial de passar na corrente, e de vez em quando passo oleo de motor mesmo só pra dar uma lubrificada quando não tenho tempo de ir em uma oficina, sera que da merda isso??

Guto_GO
Moderador
Moderador
Moto: XRE Preta 2011

Mensagem por Guto_GO » 09 Fev 2018 15:34

bcs018 escreveu:
07 Fev 2018 09:54
Bom dia galera. sou novo aqui
e assim, eu não tenho o oleo especial de passar na corrente, e de vez em quando passo oleo de motor mesmo só pra dar uma lubrificada quando não tenho tempo de ir em uma oficina, sera que da merda isso??
Transmissão ela estando lubrificada, dura mais tempo, a diferença de um óleo pra outro, é a durabilidade... Depende também o local que anda. Se asfalto ou terra, mas uma coisa é básica, choveu, sempre lubrifique a corrente...

Independente do produto... Uns duram mais tempo na corrente, outros saem mais rápido...
Augusto Cesar
Goiânia - Goiás
Imagem

JeanR
Muriçoca de Aço
Muriçoca de Aço
Moto: NX 150 1992
Contato:

Mensagem por JeanR » 10 Fev 2018 20:40

Já testei óleo sae 90, polímero de silicone, óleo próprio pra corrente, óleo de transmissão, todos ficam muito líquidos após um tempo rodando, ocasionando aquela melequeira no pedal de câmbio, balança, roda e pingos no chão.

Alguém já tem a receita perfeita?
NX 150 1992 (Negona)
Minha ex-XRE

ENX 2014 - Ibiúna/SP - Ô fui!
ENX 2016 - Canastra/MG - Ô fui!
ENX 2017 - Jaciara/MT - Num sei!

Não quero só chegar, quero fazer parte do caminho.

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Moto: XRE 300 Vinho 10/11
Contato:

Mensagem por erictostes » 12 Fev 2018 13:02

Pra lubrificar bem? Oleo + bardhal B12.

Pra nao ficar a meleca no cambio? Motul C4 Factory ou C3 Offroad(eles grudam e nao se tornam mais liquidos com o calor, entao nao soltam, mas custam 40$ o spray)

A graxa branca eh mto boa, nao solta, principalmente pra chuva pq nao sai facil com a agua.
Mas ela tb acumula no cambio, apesar de demorar mais e eh facil de tirar por ser mais solida.
Abraços, Tostes.

Site de especificações de todos os modelos de motos existentes
http://www.motorcyclespecs.co.za

Live to Ride. Ride to Live.
Imagem
Imagem

Robson-PB
Profissional
Profissional
Moto: XRE 2016 Rally

Mensagem por Robson-PB » 13 Fev 2018 21:22

JeanR escreveu:
10 Fev 2018 20:40
Já testei óleo sae 90, polímero de silicone, óleo próprio pra corrente, óleo de transmissão, todos ficam muito líquidos após um tempo rodando, ocasionando aquela melequeira no pedal de câmbio, balança, roda e pingos no chão.
Receita perfeita acho que não existe, mas no meu caso eu limpo a melequeira com um lavadora de alta pressão. Para isto eu retiro a tampa que protege o pião e meto o jato. Acredito que apenas com água eu já elimino 90 %. Se eu quiser um resultado melhor eu coloco a moto no cavalete e derramo um pouco de óleo Diesel na corrente e acelero um pouco. Juntando com o uso da escova apropriada para corrente e depois novamente uso a lavadora de alta pressão para retirar o excesso de óleo Diesel. Logo em seguida eu lavo a corrente com detergente de cozinha. O resultado é excelente, embora trabalhoso.

Obs. Para os que não concordam com o uso de lavadora de alta pressão na corrente, eu usando este método, a minha corrente durou 37.000 km. Troquei ela a poucas semanas. Depois de limpa e seca, evidentemente vem novamente a lubrificação.

:D :) ;) :D :D :D
"O único medo que eu tenho de Moto é ter medo de andar de moto"

JeanR
Muriçoca de Aço
Muriçoca de Aço
Moto: NX 150 1992
Contato:

Mensagem por JeanR » 14 Fev 2018 10:24

erictostes escreveu:
12 Fev 2018 13:02
Pra lubrificar bem? Oleo + bardhal B12.

Pra nao ficar a meleca no cambio? Motul C4 Factory ou C3 Offroad(eles grudam e nao se tornam mais liquidos com o calor, entao nao soltam, mas custam 40$ o spray)

A graxa branca eh mto boa, nao solta, principalmente pra chuva pq nao sai facil com a agua.
Mas ela tb acumula no cambio, apesar de demorar mais e eh facil de tirar por ser mais solida.
O foda da graxa branca é o acúmulo de terra e o "efeito lixa" no offroad, dizem, mas nunca testei. É uma boa pra quando eu for usar só na cidade/viagem. Quando eu for usar no off tiro e coloco óleo mesmo. Vou testar.
Robson-PB escreveu:
13 Fev 2018 21:22
JeanR escreveu:
Receita perfeita acho que não existe, mas no meu caso eu limpo a melequeira com um lavadora de alta pressão. Para isto eu retiro a tampa que protege o pião e meto o jato. Acredito que apenas com água eu já elimino 90 %. Se eu quiser um resultado melhor eu coloco a moto no cavalete e derramo um pouco de óleo Diesel na corrente e acelero um pouco. Juntando com o uso da escova apropriada para corrente e depois novamente uso a lavadora de alta pressão para retirar o excesso de óleo Diesel. Logo em seguida eu lavo a corrente com detergente de cozinha. O resultado é excelente, embora trabalhoso.

Obs. Para os que não concordam com o uso de lavadora de alta pressão na corrente, eu usando este método, a minha corrente durou 37.000 km. Troquei ela a poucas semanas. Depois de limpa e seca, evidentemente vem novamente a lubrificação.

:D :) ;) :D :D :D

A receita no caso seria pra não sujar, principalmente o chão de casa que depois a patroa pega no pé. Mas quando limpo faço praticamente o mesmo que você.
NX 150 1992 (Negona)
Minha ex-XRE

ENX 2014 - Ibiúna/SP - Ô fui!
ENX 2016 - Canastra/MG - Ô fui!
ENX 2017 - Jaciara/MT - Num sei!

Não quero só chegar, quero fazer parte do caminho.

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Contato:

Mensagem por erictostes » 14 Fev 2018 13:31

Tb soh uso a graxa qnd vou fazer soh asfalto. Na chuva, principalmente.

Quanto a limpeza, eu lavo com agua e detergente, esfrego com escova e pano. O pano vira lixo, claro.

Mas qnd ta mto feio, dai eu tiro a corrente(de emenda de trava mesmo, facinho) e banho em oleo diesel(ou querosene) dentro de uma bandeja, esfregando com escova. Limpeza no pinhao com pincel e o solvente tambem. Depois lava tudo com agua e detergente. E a lubrificaçao a gosto
Abraços, Tostes.

Imagem
Imagem

Robson-PB
Profissional
Profissional
Moto: XRE 2016 Rally

Mensagem por Robson-PB » 14 Fev 2018 15:18

A receita no caso seria pra não sujar, principalmente o chão de casa que depois a patroa pega no pé. Mas quando limpo faço praticamente o mesmo que você.
Boa pergunta.
No meu caso eu quando uso a moto no cavalete e com o motor ligado, colocando óleo Diesel, para minimizar a sujeira eu coloco um papelão no chão que absorse a maior parte da sujeira do óleo. Também faço este procedimento em um local com terra pois que ainda respinga alguma sujeira. Quem só tem garagem com cerâmica fica mais difícil. Mas vale a pena tentar colocar muito papel absorvente no chão tipo jornal.

Agora que coloquei corrente com emenda também farei algumas vezes com disse o Tostes, tirar a corrente e limpar em um recipiente com óleo Diesel ou querosene.
Mas não vou mentir; dá muito trabalho para fazer tudo correto com o mínimo de sujeira e o máximo de limpeza da tração. somente os fanáticos é que se atrevem.

:D :) :o :shock: :?
"O único medo que eu tenho de Moto é ter medo de andar de moto"

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Contato:

Mensagem por erictostes » 14 Fev 2018 16:11

Tambem uso um papelao. Mesmo a garagem tendo uma parte em concreto, a mancha de oleo nao sai depois. ENtao eu evito de sujar
Abraços, Tostes.

Imagem
Imagem

nilsonfilho
Profissional
Profissional
Moto: honda xre 300 flex 2013 fosca

Mensagem por nilsonfilho » 18 Fev 2018 19:53

JeanR escreveu:
Ao que parece simplesmente não existe uma mistura perfeita. Mas com certeza o que prolonga a vida útil do kit tração é ter o hábito de fazer uma boa limpeza e lubrificação.

Tô usando óleo de transmissão 140 e grafite em pó e os resultados estão muito bons. :D A corrente está esticando muito pouco e as engrenagens estão boas. Depois de limpar e aplicar o lubrificante eu limpo o excesso com estopa e isso já está ajudando a diminuir a lambança.
Robson-PB escreveu:
13 Fev 2018 21:22
Cada um faz o que achar melhor, né. Só o dono sabe das condições de uso de sua motoca.

Mas isso é fato e está até no manual do proprietário; Usar jato de pressão detona os retentores (todos, tanto da roda, da corrente quanto do eixo do pinhão, eixo do seletor de marchas etc). Mas, cada um faz o que bem entende.
Imagem

Durou 37 mil km?! Essa é uma ótima quilometragem, mostra bastante cuidado. Mas então: quer dizer que aos 37 mil km a setinha do ajustador da corrente tinha atingido essa marca vermelha na balança né?
Imagem
A minha corrente durou 45 mil km e não chegou no final da balança... Mas independente disso, só pelo risco de estourar os rentetores dos eixos eu não uso e nem recomendo usar jato de alta pressão.

A limpeza do jato é ótima e muita prática, mas não compensa o dano nos retentores. E uma vez que aplica-se o jato (repetidamente) na corrente com retentor os O-rings perdem sua eficácia e a corrente vira uma corrente sem retentor... A prova disso é que ela estica muito mais do que deveria esticar. Ta lá o indicador na balança pra orientar quanto a isso.

E pra esclarecer, eu não tenho interesse nenhum em ficar competindo pela duração das peças e nem vir aqui dizer que estou certo e os outros errados, não, não é nada disso. Estou aqui pra discutir os melhores métodos de manutenção e experiências em relação a xre 300

E ao meu camarada Robson e aos demais, não se encomodem com meu comentário. Leiam, interpretem e tirem suas próprias conclusões. Estamos aqui pra gerar conhecimento. :D

Abraços

Responder