Problemas para conectar ? Limpe os cookies
No Google Chrome use Control+Shif+Del, selecione Cookies e outros dados.. e clique Limpar dados de navegação

---
Caso queira limpar apenas os cookies do xreonline no Chrome digite chrome://settings/cookies na barra de endereço, em pesquisar cookies digite xreonline e apague os resultados que aparecer.

Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

nilsonfilho
Profissional
Profissional
Moto: honda xre 300 flex 2013 fosca

Re: Guidon e pneu da frente trepidando - o que será?

Mensagem por nilsonfilho » 23 Abr 2017 14:45

Pessoal, isso é culpa dos sulcos do metzeller enduro 3 sahara!
Quando o L.Rossa colocou um pneu diferente na traseira isso ficou mais evidente.
Com baú o metzeller trepida horrores. Mas podem ter certeza que isso é culpa do metzeller. Isso é uma característica negativa desse pneu.

Como eu sei disso? Eu fiz todos os testes que vcs já trataram nesse tópico. Atualmente eu uso o rinaldi rally e não importa se estou com baú, garupa, a 60 ou 130km/h, a moto não trepida (mais um motivo pra vc testar esse pneu, Robson :D :D ).

Uma noção de diagnóstico de shimming/balanços;
-A moto vibra em todas as velocidades = Roda empenada/desalnhada; Quanto maior a velocidade e quanto maior o empeno, maior é a trepidação.

-A moto só trepida em uma faixa de velocidade específica = pneu metzeller enduro 3 :lol: ; pneu de perfil cravudo e gasto, ao fazer curvas nessa velocidade, trepida ainda mais (pois rodamos sobre os cravos)

-Moto oscila levemente a trajetória (fica bamba) quando em velocidade de estrada = pneu ruim, pneu danificado ou com pressão baixa demais.

-A xre trepida a frente na VERTICAL a 60-70 km/h = acerto de suspensão; fica mais evidente quando se coloca óleo atf nas bengalas. Pra resolver coloque óleo específico pra bengalas de viscosidade 10w.

erictostes
Vagal dos teclados
Vagal dos teclados
Moto: XRE 300 Vinho 10/11
Contato:

Mensagem por erictostes » 23 Abr 2017 16:58

Estou usando Duna na dianteira. Vinha de um Maggion. Com os dois(alem do metzeller) ela shimma entre 60-70km/h(maior frequencia).

A culpa nao eh exclusiva do pneu
Abraços, Tostes.

Site de especificações de todos os modelos de motos existentes
http://www.motorcyclespecs.co.za

Live to Ride. Ride to Live.
Imagem
Imagem

nilsonfilho
Profissional
Profissional

Mensagem por nilsonfilho » 24 Abr 2017 01:04

Com certeza, tostes.
Há diversos fatores que influenciam no shimming da xre. Mas trepidar do jeito do vídeo... Só o metzeller quando gasto. Ao menos com os pneus que uso ela não vibra nada, seja com baú, garupa ou sozinho.

JOSIELL777
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE300

Mensagem por JOSIELL777 » 26 Set 2018 12:19

Guisouzap escreveu:
10 Fev 2017 19:32
concordo com o eric, pode ser N coisas, no meu caso era o pneu pois depois que troquei por um melhor da pirelli nunca mais tive esse 'problema'.
No meu caso deve ser tbm o pneu, já está chegando no seu fim... Não acontece essa vibração, fica parecendo que está dando uns pulinho principalmente em 70km/h

nilsonfilho
Profissional
Profissional

Mensagem por nilsonfilho » 27 Set 2018 23:06

JOSIELL777 escreveu:
26 Set 2018 12:19
No meu caso deve ser tbm o pneu, já está chegando no seu fim... Não acontece essa vibração, fica parecendo que está dando uns pulinho principalmente em 70km/h

Aí já é outra coisa... Shiming é quando o guidão vibra e tende a rotacionar de um lado pro outro fazendo a moto perder a direção.

Essa situação que você descreveu é o "head shake", onde a frente da moto fica "bicando", pulando verticalmente. O "Head shake" fica mais intenso em desacelerações livres (sem estar freando), pois é na desaceleração que o peso da moto está mais concentrado na roda dianteira. Já na aceleração o Head shake diminui, pois o peso se concentra na roda traseira.

Essa é uma maneira de diagnosticar esse problema: atinge-se velocidade constante em pista lisa, daí olha se a frente fica subindo e descendo. Depois acelera e presta atenção pra ver se as "bicadas" diminuem. E depois solta o acelerador e desacelera, sem frear, e presta atenção pra ver se aumentam as "bicadas". Não precisa tirar as mãos do guidão em nenhum momento.

Esse "headshake" é causado por suspensão desregulada. Calma! Eu sei que as bengalas da XRE 300 não tem ajuste. Nesse caso o problema pode ser que o óleo das bengalas já esteja velho e apenas a troca resolva.

Mas para alguns proprietários o acerto de fabrica (que usa óleo 10w) não fica legal e a frente da moto continua pulando. Nesse caso o ideal seria adotar um fluido de bengalas numa viscosidade maior, algo como 12,5w. Dá pra comprar óleo já nessa viscosidade ou pode-se misturar os óleos 10w e 15w para atingir essa medida intermediária (algumas linhas de produtos, como a da motul, permitem isso).

Digo isso porquê já testei todas as soluções de acerto de suspensão dianteira (mantendo ela original), tanto divulgadas nesse fórum como indicadas por mecânicos. Já usei óleo 5w, 10w e 15w, aumentei o nível de óleo, oleo ATF TA, usei calços, etc. E na minha experiência o leve aumento de viscosidade do óleo acaba com esse comportamento.

Usei o 15w (Motul) por muito tempo e acabou o sobe e desce, mas deixou a frente da moto um tanto dura na absorção de impactos. Já o 5w (ATF) tbm melhorou o Head shake, mas deixou a frente muito sensível à ondulações, ou seja, absorvia os impactos mas ficou molengona. E últimamente eu voltei ao 10w (Mobil, original de fábrica) só pra ter certeza e o Head shake voltou com tudo kkkkkkkk.

Essa é minha opinião

JOSIELL777
Fraldinha
Fraldinha
Moto: XRE300

Mensagem por JOSIELL777 » 08 Out 2018 20:12

nilsonfilho escreveu:
27 Set 2018 23:06
JOSIELL777 escreveu:
26 Set 2018 12:19

Aí já é outra coisa... Shiming é quando o guidão vibra e tende a rotacionar de um lado pro outro fazendo a moto perder a direção.

Essa situação que você descreveu é o "head shake", onde a frente da moto fica "bicando", pulando verticalmente. O "Head shake" fica mais intenso em desacelerações livres (sem estar freando), pois é na desaceleração que o peso da moto está mais concentrado na roda dianteira. Já na aceleração o Head shake diminui, pois o peso se concentra na roda traseira.

Essa é uma maneira de diagnosticar esse problema: atinge-se velocidade constante em pista lisa, daí olha se a frente fica subindo e descendo. Depois acelera e presta atenção pra ver se as "bicadas" diminuem. E depois solta o acelerador e desacelera, sem frear, e presta atenção pra ver se aumentam as "bicadas". Não precisa tirar as mãos do guidão em nenhum momento.

Esse "headshake" é causado por suspensão desregulada. Calma! Eu sei que as bengalas da XRE 300 não tem ajuste. Nesse caso o problema pode ser que o óleo das bengalas já esteja velho e apenas a troca resolva.

Mas para alguns proprietários o acerto de fabrica (que usa óleo 10w) não fica legal e a frente da moto continua pulando. Nesse caso o ideal seria adotar um fluido de bengalas numa viscosidade maior, algo como 12,5w. Dá pra comprar óleo já nessa viscosidade ou pode-se misturar os óleos 10w e 15w para atingir essa medida intermediária (algumas linhas de produtos, como a da motul, permitem isso).

Digo isso porquê já testei todas as soluções de acerto de suspensão dianteira (mantendo ela original), tanto divulgadas nesse fórum como indicadas por mecânicos. Já usei óleo 5w, 10w e 15w, aumentei o nível de óleo, oleo ATF TA, usei calços, etc. E na minha experiência o leve aumento de viscosidade do óleo acaba com esse comportamento.

Usei o 15w (Motul) por muito tempo e acabou o sobe e desce, mas deixou a frente da moto um tanto dura na absorção de impactos. Já o 5w (ATF) tbm melhorou o Head shake, mas deixou a frente muito sensível à ondulações, ou seja, absorvia os impactos mas ficou molengona. E últimamente eu voltei ao 10w (Mobil, original de fábrica) só pra ter certeza e o Head shake voltou com tudo kkkkkkkk.

Essa é minha opinião
Simplesmente fiz o teste calibrandoos pneus e resolveu. Mas gostei do seu comentário

nilsonfilho
Profissional
Profissional

Mensagem por nilsonfilho » 12 Out 2018 01:53

É isso aí, que bom que uma simples calibração resolveu o caso. Isso me lembrou que antes "pirar" procurando a solução devemos antes ver se o básico já está sendo feito...

Na minha, que tem suspensão ajustada eu vou fazer a mudança da viscosidade do fluido das bengalas.

Abraços

Responder